segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como escrever um texto acadêmico

Textos acadêmicos têm um estilo todo especial de ser. Em resumo, o que diferencia o texto acadêmico de um texto voltado para pessoas normais é a chatisse. Textos acadêmicos são chatos, muito chatos. E prolixos. Duas de suas características essenciais e mais marcantes. Textos acadêmicos são, porém, ótimos auxiliares em momentos de insônia.

Eis algumas dicas para construir o seu:

1 - Ao descrever uma ideia simples, faça com que ela pareça complexa. Para isso, use jargões técnicos e construa frases de 10 linhas em que o sujeito fique lá pela quinta linha.
um exemplo ilustrativo: ideia: o cachorro late ao ver gente estranha.

acadêmico: Podemos notar, por meio da observação empírica do objeto aqui tratado, que o canino, dotado de instintos que determinam sua sobrevivência, faz uso de seu aparelho fonador para emitir sons característicos da espécie em tons superiores, medidos em decibéis, ao confrontar-se com objetos estranhos ou de difícil identificação pelas vias das quais dispõe.

com muito esforço, consegui produzir uma frase de algumas linhas. Acadêmicos profissionais conseguem, facilmente, escrever frases com 10 linhas sem dificuldade.

2 -encha seu texto com referências e citações

O texto acadêmico precisa de citações e referências de outros autores renomados que também analisaram seu tema para servir de embasamento às suas teorias. Portanto, quanto mais citações e referências você fizer, mais acadêmico e bonito ele fica. Vale encher o rodapé de notas sobre suas referências, fazendo com que ocupem cerca da metade da sua lauda.

assim temos o texto do exemplo anterior:

Podemos notar, por meio da observação empírica 1 do objeto aqui tratado, que o canino, dotado de instintos que determinam sua sobrevivência 2, faz uso de seu aparelho fonador para emitir sons característicos da espécie em tons superiores, medidos em decibéis, ao confrontar-se com objetos estranhos ou de difícil identificação pelas vias das quais dispõe. Como aponta Albert G. Waltkins, em sua obra "Visão sistemática da luta pela sobrevivência canina através dos séculos - uma breve análise", (Pág 5.126) essa postura adotada tem relação íntima com a formação genética compreendida durante a formação e desenvolvimento da espécie ao longo do tempo:

"Somente fazendo uso de tais artifícios é que a espécie garantiu subterfúgios para perpetuar-se e assegurar seu desenvolvimento em séculos de sobrevivência às mais variadas adversidades pelas quais tiveram que sair vencedoras de contendas ferozes. A herança genética dessas espécies, certamente, reflete o histórico conturbado e carrega a memória heroica de tempos ancestrais".

1 - o empirismo é o método que melhor assegura a análise do objeto, pela óptica de Richard Oswell, em "Empirismo, objeto e observação - a semiótica do método crítico-descritivo - proposições para o novo século".

2 - Freud não especifica o grau de desenvolvimento da psiquê animal, mas reconhece que o instinto de sobrevivência fundamenta as bases do desenvolvimento dos sensos que coordenam as atividades instintivas pelas quais os seres não dotados de inteligência, e, portanto, com formação das instâncias psíquicas incompletas, estabelecem sua relação com o ambiente. - Psiquismo e animalidade sob a ótica clínica - tratado de casos extremos - 1786

3 - use citações em outra língua. Isso serve para mostrar que seus estudos foram feitos no exterior e você é muito gostoso e bonzão por isso a ponto de poder falar com naturalidade sobre autores estrangeiros, com citações na versão orginal, sem se dar ao trabalho de traduzir para os energúmenos incapazes de compreender.

exemplo:

Mas é elementar que tal constatação nunca poderia ser admitida se partimos do princípio da utilização tardia sobre a qual dispõem De Selby, que é enfático ao deteminar que "sui quodis et generis ne se la fleus du mal adium so no veins di le quitetud".

4 - use expressões vazias que não querem dizer nada, mas que dão um ar de propriedade e fazem você parecer mais gostosão. Advérbios clichés como "com efeito" e "em última análise" são obrigatórios:

exemplo: Com efeito, pode-se sintetizar o argumento proposto por Chamberlein em três formas de agrupamento distinto, os quais guiam-se por parâmetros apoiados pelo método experimental francês do século XIX. Quer-se, em última análise, demonstrar-se que a lógica contra-indutiva que balizou o campo político em esferas individuais, também poder-se-ia aplicar em áreas de atuação cujas estruturas passaram por formações distintas culminando na pós-modernidade tardia de Estado neo-liberal constituinte.


Seguindo esses quatro passos você estará apto a desenvolver um bom texto acadêmico. Boa escrita.