Em seguida surgem as mensagens "Derrotar Ninjas. Fácil." "Derrotar um vírus. Ainda mais fácil". "Ação única: Implementar Forefront. A marca de segurança da Microsoft".
Esse é um dos conceitos mais nonsense que eu já vi na minha vida. Se fosse algo como "derrotar um ninja é trabalhoso, já um virus é moleza" ou "acabou a preocupação com os vírus, dor de cabeça agora só se por acaso aparecerem ninjas ou outras ameaças", até faria mais sentido pra mim.
Não resistindo, cliquei no banner e fui direcionado para o site do Microsoft Forefront. Lá eu descobri que o Forefront é destinado ao segmento corporativo. O site é todo quadradinho, com uma foto genérica de empresário num cantinho e um design mal feito. Totalmente diferente da linguagem mais inusitada e descontraída do anúncio.
Pesquisando ainda mais, achei o site da campanha americana. Lá, além de ninjas, também há zumbis, etês e agentes secretos. Mais interativo, o usuário é levado a escolher uma das ameaças citadas. Depois disso, você escolhe uma das formas clichês de filmes de se derrotá-los. Por exemplo as barricadas contra os zumbis, entre vários outros.
Mas as contradições e falta de lógica também estão presentes na campanha americana. "Derrotar um agente secreto. Fácil" - desde quando um agente secreto é um vilão? Geralmente eles são os mocinhos da história. Achei meio sem nexo incluir agentes secretos entre zumbis, ninjas e etês.
Após brincar no site, cliquei para conhecer o produto, achando que seria levado para alguma página com o mesmo clima divertido. Quebrei a cara, fui direcionado para o MESMO site do banner brasileiro, claro que na sua versão em inglês, mas com o mesmíssimo layout.
Alías, a peça brasileira só traduziu a da campanha americana. Nem se deram ao trabalho de tentar dar uma arrumadinha na linguagem. "Derrotar Ninjas. Moleza." hehehe.
Se vc tiver sorte, ainda poderá ver essa pérola nos sites de tecnologia brasileiros, eis uns links com os banners:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/08/29/idgnoticia.2007-08-29.6086998701/
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=8780
Caso os banners já tenham sido substituídos, aqui vão algumas imagens:






Agora compare o clima lúdico dos anúncios com o clima totalmente sóbrio e "chato" do site do produto:
http://www.microsoft.com/brasil/servidores/forefront/default.mspx
Nem um pouco contraditório né? Será que o nosso amigo de terno e gravata na foto do site gostou dos ninjas?