Internet Explorer:
Já vem no Windows, todo mundo usa, e a maioria nem sabe que exitem outros além dele. Usarei aqui a versão 8, ainda em fase de testes, que traz uma série de novidades, algumas não tão novas assim, já que, como sempre, a Microsoft adora ver o que a concorrência tem de bom para dar aquela copiada legal.
Esse lado copião da Microsoft tem suas vantagens. Antes de os concorrentes aparecerem, o IE sempre foi a mesma coisa. Só depois que ele começou a perder mercado para outros navegadores é que a MS resolveu se mexer e fazer alguma coisa. Basta lembrar que só na sétima e atual versão do IE é que foi aparecer a navegação em guias. O novo Internet Explorer traz diversas novidades, boa parte delas copiadas do Firefox e do Google Chrome, mas, por mais incrível que pareça, também há novidades realmente novas e originais.
Guias:


Mas nem só de cópia vive a Microsoft. Eles tiveram uma idéia , a princípio, interessante para pessoas que, como eu, abrem dezenas de guias ao mesmo tempo e fazem a maior bagunça.
Agora, quando você abre algum site, e, a partir desse site, abre vários links em outras guias, elas ficam com a mesma cor. Assim se você está lendo vários tópicos em um forum, eles ficam, digamos, em azul, está com a página inicial do orkut , uma guia de comunidades e outra de scraps, elas ficam em verde, por exemplo. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Favoritos e Histórico
Agora foi adicionada uma barra de favoritos, iguais as que já tem no Safari, Firefox e Chrome. Uma das coisas ruins do IE é isso, seus usuários só vão experimentar alguns recursos depois de um tempão em relação a quem usa outros navegadores.


Pelo menos o histórico é pesquisável. Você pode escolher se quer organizar por data, mais visitados, últimos visitados, além de poder digitar o nome de um site e mandar pesquisar no histórico.
O mais bizarro é que a busca vasculha o PC também, e mostra arquivos que contenham a palavra chave que você digitou.
Para testar, digitei "Lost" e o IE achou, além de uma página da Wikipédia que eu visitei e do site oficial da ABC, arquivos do seriado no meu PC o.O
Qual a utilidade de um arquivo de vídeo aparecer no meu histórico da internet eu não tenho idéia, e olha que o arquivo nem foi baixado pelo IE. Mas fica ai a dica para quando quiserem fuçar no seu PC, entrem no IE e saiam procurando tudo, hehe.

Mecanismo de busca
Uma coisa interessante que eu observo em todos os meus amigos que usam IE é que ninguém tem o costume de usar a barra de pesquisa. Além dos que nem sabem para que ela serve ou nunca repararam em sua existência. Sempre vejo as pessoas irem até a barra de endereço, digitarem "www.google.com" , esperar abrir o google, para só então pesquisarem algo.


Fiz um teste aqui buscando "o jardineiro" no google e o IE me deu 2 sugestões. Já no FF apareceram 10. Procurando usando o Live Search, que é o mecanismo de busca padrão do IE e que 90% dos preguiçosos não deve alterar, obtive a fabulosa quantidade de nenhum resultado. Isso mesmo, zero.

Localizar na Página
Agora, finalmente, a busca acontece em tempo real, como em todos os navegadores atuais. Ao apertar a combinação de teclas Ctrl+F, abre se uma pequena barra sob a guia atual para a pesquisa, e, enquanto você digita as letras, o browser vai destacando automaticamente palavras no site que correspondem à sua busca.
A caixa de busca é praticamente idêntica a do FF, inclusive as opções (a única diferença é a opção "coincidir palavra inteira" que não existe no Firefox).
A busca do IE também contabiliza o número de entradas correspondentes a sua busca, semelhante ao Safari e ao Chrome.

Aceleradores
Novidade da versão 8 e o melhor: não é copiado de ninguém! Sim, meus caros, uma idéia boa e original (pelo menos eu acho).
Trata-se do seguinte: sabe quando você vê algum texto e quer copiar para mandar por email para algum amigo? ou quando vê algum termo maluco e dá um copiar , abre o google, e cola para pesquisar? Pois bem, agora o IE facilita essas pequenas ações.

Navegação InPrivate
Semelhante ao modo privado do Safari e Chrome, esta opção evita que o IE registre no histórico os sites que você visitou. Você navega sem deixar rastros no browser. Na prática isso serve para quem compartilha o PC com a família e não quer que descubram que você anda vendo aqueles sites pornográficos =P hehe. Para ativar o modo "na moita", basta ir ao menu Segurança e escolher "Navegação InPrivate".

Barra de endereços
A barra de endereços também sofreu uma ligeira modificação. Já que todos os demais navegadores implementaram suas barras de endereços antes, por que o IE ficaria de fora da brincadeira, não é mesmo?
A primeira novidade é copiada diretamente do Google Chrome: o endereço principal do site fica destacado em negrito. Bom para localizar rapidamente o domínio de um site com endereço muito grande.

Além disso, a barra em si ficou mais organizada, e ganhou um atalho para auto-completar ao digitar um endereço (shift-enter). Infelizmente, ainda não é possível digitar o título do site na barra, como no Firefox, Opera e Chrome.
Modo compatível e os padrões
Assim como existem padrões no sistema de medida, pesos e etc, também existem padrões na internet, que foram criados com o intuito muito nobre de fazer com que os sites aparecessem da mesma maneira independente do navegador que você estiver usando. Pois bem, após matar o Netscape (um dos primeiros navegadores que só quem uns 30 anos deve ter pegado), a Microsoft reinou sozinha no mundo dos browsers. Se ela era a única, pensou "que danem-se os padrões" e então criou padrões próprios.
Até ai tudo bem, afinal de contas só existia o Ie mesmo. O problema surgiu quando os outros navegadores foram surgindo e ganhando espaço. Esses navegadores seguem os padrões e o Ie não, então o que acontecia? Como todo site era feito baseado no Ie, alguns navegores não conseguiam exibir alguns sites corretamente.
Como esses navegores foram ganhando usuários e se consolidando, passou a acontecer o seguinte: Os webdesigners e programadores começaram a fazer os sites baseados nos padrões e, com isso, eles não seriam exibidos corretamente no Ie. Só que que o Ie representa 70% dos navegadores do mundo, e ai? Uma empresa não ia gostar nada de que seu site não fosse exibido corretamente no browser que todo mundo usa. Com isso, começou-se a implementar umas cambiarras no meio do código dos sites que só eram interpretadas pelo Ie, fazendo com que o site ficasse "certinho" em todos os navegadores.
Por que eu dei essa volta toda? Porque antes o Ie mandava, agora não está mais sozinho, a concorrência apertou e a pressão para que a Microsoft deixasse de ser chata e nariz empinado e adotasse os padrões cresceu. Resultado: agora o Ie 8 trás suporte muito maior aos padrões.
Isso quer dizer que... agora o Ie está interpretanto os sites igual aos demais navegadores, ótimo! Os programadores não mais precisarão fazer gambiarras exclusivamente para ele. Só que... e todos os bilhões de sites que já existem e tem gambiarras já feitas? Sim, eles serão exibidos de maneira errada no Ie 8.


RSS
Nesta área o Ie merece os parabéns. O gerenciador de Feeds é muito bem organizado, tem uma barra de busca em tempo real, separa as matérias por categorias e tem várias opções de classificação.

Quem ama bloqueia
De 100% para 70% do mercado foi certamente uma perda para a Microsoft. Está claro que alguns usuários acharam o produto da concorrência mais vantajoso. O que você faria para reconquistar os usuários perdidos?
Em parte, a MS copia tudo o que há de interessante nos outros navegadores. Mas além disso, ela bloqueia, porque quem ama, bloqueia, hehe. Você sabia que não pode desinstalar o Internet Explorer do Windows? Mesmo que você prefira usar outro, o IE tem que estar instaladinho. E mais: sabia que o MSN messenger (Ou, agora, Windows Live Messenger) não funciona se, eventualmente, você tiver dado "seus pulos" para desinstalar o IE?
Pois é, quem ama bloqueeeeeiaaaa