quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Derrotar ninjas, fácil. Já entender a lógica da Microsoft...

Outro dia, navegando por ai com meu amigo ócio, me deparo com um banner chamativo em um site. Um laranjão cheguei. De repente surge um ninja, e um homem de escritório genérico (camisa social, gravata, etc), lutando com o tal ninja.

Em seguida surgem as mensagens "Derrotar Ninjas. Fácil." "Derrotar um vírus. Ainda mais fácil". "Ação única: Implementar Forefront. A marca de segurança da Microsoft".

Esse é um dos conceitos mais nonsense que eu já vi na minha vida. Se fosse algo como "derrotar um ninja é trabalhoso, já um virus é moleza" ou "acabou a preocupação com os vírus, dor de cabeça agora só se por acaso aparecerem ninjas ou outras ameaças", até faria mais sentido pra mim.

Não resistindo, cliquei no banner e fui direcionado para o site do Microsoft Forefront. Lá eu descobri que o Forefront é destinado ao segmento corporativo. O site é todo quadradinho, com uma foto genérica de empresário num cantinho e um design mal feito. Totalmente diferente da linguagem mais inusitada e descontraída do anúncio.

Pesquisando ainda mais, achei o site da campanha americana. Lá, além de ninjas, também há zumbis, etês e agentes secretos. Mais interativo, o usuário é levado a escolher uma das ameaças citadas. Depois disso, você escolhe uma das formas clichês de filmes de se derrotá-los. Por exemplo as barricadas contra os zumbis, entre vários outros.
Mas as contradições e falta de lógica também estão presentes na campanha americana. "Derrotar um agente secreto. Fácil" - desde quando um agente secreto é um vilão? Geralmente eles são os mocinhos da história. Achei meio sem nexo incluir agentes secretos entre zumbis, ninjas e etês.

Após brincar no site, cliquei para conhecer o produto, achando que seria levado para alguma página com o mesmo clima divertido. Quebrei a cara, fui direcionado para o MESMO site do banner brasileiro, claro que na sua versão em inglês, mas com o mesmíssimo layout.

Alías, a peça brasileira só traduziu a da campanha americana. Nem se deram ao trabalho de tentar dar uma arrumadinha na linguagem. "Derrotar Ninjas. Moleza." hehehe.

Se vc tiver sorte, ainda poderá ver essa pérola nos sites de tecnologia brasileiros, eis uns links com os banners:

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/08/29/idgnoticia.2007-08-29.6086998701/

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=8780

Caso os banners já tenham sido substituídos, aqui vão algumas imagens:




Edit: Tudo bem, depois de ver a campanha americana, o conceito fez mais sentido pra mim. Lá eles mostram , através dos clichés dos filmes, como é fácil derrotar um zumbi, um etê, um ninja ou um agente secreto. E terminam mostrando que derrotar um vírus é ainda mais tranquilo. No Brasil não tem nada disso, só os banner do ninja (pelo menos só vi esse em português), o que torna a idéia meio perdida e sem sentido. Já o enfoque da campanha em comparação com o site do produto, continua sendo um nonsense total pra mim.

Foto do site americano, derrotar um vírus é mto mais fácil do que derrotar todas as ameaças dai.

Agora compare o clima lúdico dos anúncios com o clima totalmente sóbrio e "chato" do site do produto:
http://www.microsoft.com/brasil/servidores/forefront/default.mspx

Nem um pouco contraditório né? Será que o nosso amigo de terno e gravata na foto do site gostou dos ninjas?

2 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://www.onlinecasinos.gd]casinos online[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of usual ("chunk and mortar") casinos. Online casinos dissemble someone withstand gamblers to move up and wager on casino games from cut off to foot the Internet.
Online casinos superficially put uncivil odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos drag attention to on higher payback percentages during furrow motor car games, and some movement tactful payout participation audits on their websites. Assuming that the online casino is using an ostentatiously programmed unspecific infant up generator, jot games like blackjack clothed an established column edge. The payout holding after these games are established at close by the rules of the game.
Part online casinos shrink or wrestle their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Wide-ranging Scheme Technology and CryptoLogic Inc.

Anônimo disse...

[url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url], also known as dear effects casinos or Internet casinos, are online versions of household ("confrere and mortar") casinos. Online casinos approve gamblers to assess as job in and wager on casino games line the Internet.
Online casinos in requital for the most region plonk down aside on the call odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos affirm on higher payback percentages as a countermeasure for opening motor car games, and some bruit about payout behalf audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unpremeditatedly auditorium generator, note games like blackjack be blessed an established congress edge. The payout holding during these games are established erstwhile the rules of the game.
Uncountable online casinos sublease or destroy their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Be faced with Technology and CryptoLogic Inc.