quarta-feira, 30 de abril de 2008

Q.I. em alta

E a discussão sobre o Q.I. (quociente de inteligência, não aquele seu tio que te arrumou um emprego semana passada) está em alta (ou seria baixa?) após as declarações do professor Antônio Natalino Manta Dantas, da Ufba, sobre o mau desempenho da faculdade de medicina no Enade.

Para o professor, a baixa nota (2 pontos) é culpa da falta de inteligência do baiano que, além de terem Q.I. baixo "toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais, não conseguiria". Diz ainda que o berimbau é um instrumento para quem tem problemas mentais.

E a burrice baiana deve começar por ele próprio, já que acaba de incluir, automaticamente, todos os metres da antropologia na sua lista de imbecis com essa declaração, demonstrando o total desconhecimento do conceito de cultura, inteligência e outros temas tratados pelos antropólogos e estudiosos cognitivos.

Pra mim, a razão do desempenho fraco está mais do que justificada com um professor do nível do nosso amigo Natalino.

Agora saindo da polêmica para a descontração, vejamos que coisa curiosa:

Hoje está um frio danado, chove lá fora. Vinha eu da faculdade louco para chegar em casa e me abrigar sob cobertores quentes quando me deparo com a cena que irei descrever (já que pela foto vocês não vão enxergar nada):



Um grupo de pessoas se aglomerava do lado de fora de um pizzaria para assistir a um jogo de futebol através do vidro que dava para a TV. Um dos néscios encarava o tempo desprovido de guarda-chuva mesmo, firme e forte vendo os jogadores do seu time ganharem rios de dinheiro.
Me diz se é ou não é coisa de gente de alto Q.I., no nível de países de primeiro mundo. Inclusive me disseram que na Europa é comum as pessoas se juntarem Quarta a noite, no inverno, para assistir ao jogo do lado de fora de estabelecimentos, inclusive qdo está nevando.

Antes que me pergunte, isso foi no Rio, não na Bahia.


Chef, tem uma grande linha atrás de você!


Eu já fui redator publicitário e sei como é freqüente aquela coceira mental para usar, em nossos títulos, alguma modificação de ditados populares ou citações famosas, para mostrar nossa sapiência e criatividade sem igual.

Às vezes, conseguimos conter essa vontade , ás vezes não... e ai saem coisas assim:

Atrás de um grande chef tem sempre uma grande linha. (é linha mesmo, não é galinha, viu?) -Em referência à citação "Atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher".

E vejam só que fantástica linha está por trás (sem maldade) do nosso galante chef. Não é a linha do Equador nem o trópico de Câncer, mas os maravilhosos produtos da Esmaltec (esmaltes com tecnologia?)
Se alguém me convencer que um renomado chef de cozinha usa um fogão meia boca daqueles (ou melhor quatro meia-bocas) eu mando uma caixa de balas Juquinha de presente.

E será que nosso chef galã de novela mexicana está ali para seduzir as donas de casa ou os outros grandes chefs que também possuem grandes linhas nas costas, digo, por trás, digo, atrás deles, ah, vcs entenderam.

PS: Sim, me deu vontade de falar mal de publicidade hoje quando lembrei que tiraram o antigo blog "minha mãe gostou" do ar. Abraços.

Designers cacofônicos

Um cacófato é um "som feio, desagradável, impróprio oucom sentido equívoco, produzido pela união dos sons de duas ou mais palavras vizinhas" ou uma "palavra ou expressão obscena, ridícula ou fora de contexto, formada pela sílaba final de uma palavra e pela inicial da seguinte" - segundo o dicionário.

Nós cometemos cacofonia quando falamos ou escrevemos, na maioria das vezes, sem perceber. Mas e quando designers resolvem fazer isso de forma visual e criam logotipos como estes:



E então, você teria coragem de levar seu filho no Centro pediátrico Arlington? Faria um tratamento na clínica dental San Marcel? E depois compraria alguns remédios na farmácia Klowara?

Fica o conselho: pense duas vezes antes de deixar aquele seu sobrinho que é fera no "Córel Dró" e manja tudo de informática criar a logomarca do seu negócio.

domingo, 27 de abril de 2008

quer pagar quanto?

Mesmo sendo publicitário, nunca tive um saco suficientemente avantajado para conseguir prestar atenção naqueles anúncios de texto que ficam espremidos por tudo quanto é site por ai, google adwords e seus clones do mercado livre, submarino, etc...

Até q um dia eu resolvo olhar e me deparo com isso:

Passarei a reparar todos agora e postarei só os anúncios tops no sol ardente. Acompanhem.

Alguém ai está precisando de mais mulheres? "é, rapaz, tô com pouca aqui... tava pensando em pegar mais cinco, desses modelos mais novos que fazem umas coisas diferentes, assim, sabe?" (machista mode on) não seria mais fácil comprar um carro do ano em vez do e-book do nosso amigo ai? (machista mode off)

sábado, 12 de abril de 2008

Bem no foco da Dengue

Seja bem-vindo!

O primeiro podcast do Sol Ardente da Meia Noite Sombria chega enrolado num mosquiteiro e banhado de repelente.

Neste podcast, que não tem a menor intenção de ser educativo, explicativo ou mesmo imparcial, você conhecerá a opinião das pessoas sobre a epidemia que tem tirado o sono da população do Rio de Janeiro.

Boato da televisão? Sal no ralo? Sofás nos rios, japoneses que comem mosquito? Um desodorante-repelente e uma camisa do mosquito dançando o créu. Tudo isso está no podcast sem pé nem cabeça do Sol Ardente. E para finalizar, nada melhor que um momento de reflexão com ele, Sílvio Santos.

OBS: SE VOCÊ AINDA (CONTINUA DANDO MOLE) USA O INTERNET EXPLORER, UTILIZE O SEGUNDO PLAYER PARA OUVIR O PODCAST.




VERSÂO PARA INTERNET EXPLORER



Subscribe Free  Add to my Page

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Seleção de placas, o retorno

E dá-lhe placas ou inscrições urbanas inusitadas no Sol.

Quem estiver passando próximo ao Botafogo Praia Escada Shopping, pode conferir essa pichação onde funcionava o posto Repsol.

PS: Alguém ainda acha que o Brasil vai sair da merda desse jeito?


A palavra é... (volume 2)


Neste elegante anúncio publicitário, que utiliza-se de uma nova mídia, a árvore, para sua divulgação, nosso redator utiliza-se de um adjetivo que enaltece tanto o apartamento anunciado, que se transforma numa pérola.

A palavra de hoje é: "Esglente" (Excelente).



Nota: Excelente foi a conclusão que eu cheguei após muito tempo de massa cinzenta derretida. Caso vocês percebam alguma outra palavra possível, postem um comentário.

Nota 2: "Garage" não vai participar da seção porque não chega aos pés de um "esglente".

Nota 3: Estou com preguiça e com sono para borrar o telefone do sujeito no Photoshop. Então deixarei a propaganda gratuita dele aqui. Aproveitem e garanta já esse esglente imóvel para sua família.

Nota 4: Quem for do Rio pode conferir a pérola em frente a parada do ônibus que faz o transporte gratuito da Estação Maria da Graça até o Norte Shopping.