domingo, 12 de agosto de 2007

Sensacionalismo e humor negro

Jornais baratos, coisa de alguns centavos, normalmente com algum corpo ensangüentado estirado no chão com cores bem vivas logo na capa. Agora também com mulheres seminuas na capa, porém depois das tradicionais imagens dos corpos sangrentos. Matérias escritas com uns pares de parágrafos de três linhas, poucas páginas, enfim, um jornal popular. O mais famoso do seguimento talvez seja o jornal O Povo.

E por mais que critiquem, o jornal acabou agradando o nicho a que foi destinado e prosperou. Logo surgiram concorrentes para brigar por esse seguimento. E na guerra da concorrência parece valer de tudo, e ai é uma correria pra ver quem consegue cobrir mais assassinatos, quem consegue descobrir mais motoristas de van da Zona Norte gostosas pra posar na capa como "Miss Transporte Alternativo" (ou seja lá qual for o nome dessa sessão), quem consegue acrescentar pitadas de humor negro nas tragédias....

Sim, não tinha atentado ao humor negro mas, graças a um amigo mais observador, consegui uma imagem pra explicar o que quero dizer.

Estávamos esperando o metrô quando um amigo percebeu que alguém deixou um desses jornais sobre o banco. Pegou, começou a folhear até que se deparou com uma matéria falando sobre um piloto da TAM que havia sido morto em Botafogo sob motivos desconhecidos até o momento.

Tudo normal, assassinato, TAM, coisas que estão em voga e vendem bem. Não fosse a foto que ilustra a matéria: Nela é mostrado o presunto coberto por um plástico preto, com um pouco dos pés de fora, estirado bem em frente a um pôster do filme Duro de Matar 4.

Tudo bem que talvez tenha sido muita coincidência que o infeliz tenha caído justo ali, e o fotógrafo nem notou, sem o menor intuito de tentar mandar a foto para o site Desencannes depois, mas sendo publicada no jornal que foi (e não , não era O POVO, é um de seus concorrentes), eu realmente tenho minhas dúvidas. Muito difícil um fotógrafo não atentar aos detalhes do que está enquadrando.

Veja a imagem e tire suas próprias conclusões:(clique para ampliar)

homem morto em frente a um cartaz de "Duro de Matar", a foto foi ao acaso ou humor negro faz parte desse tipo de jornal?

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)