quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Comparativo entre Browsers - Internet Explorer 8

Vai começar a série de posts do Sol Ardente que fará um comparativo entre os principais navegadores de internet. Esse post não fará comparações de velocidade e afins, coisas que existem em tudo o que é site de tecnologia por ai. O objetivo é mostrar as principais características de cada um, as novidades, facilidades de uso, etc, para que se possa conhecer as diversas opções de browser e saber com qual se identifica mais.

Internet Explorer:

Já vem no Windows, todo mundo usa, e a maioria nem sabe que exitem outros além dele. Usarei aqui a versão 8, ainda em fase de testes, que traz uma série de novidades, algumas não tão novas assim, já que, como sempre, a Microsoft adora ver o que a concorrência tem de bom para dar aquela copiada legal.

Esse lado copião da Microsoft tem suas vantagens. Antes de os concorrentes aparecerem, o IE sempre foi a mesma coisa. Só depois que ele começou a perder mercado para outros navegadores é que a MS resolveu se mexer e fazer alguma coisa. Basta lembrar que só na sétima e atual versão do IE é que foi aparecer a navegação em guias. O novo Internet Explorer traz diversas novidades, boa parte delas copiadas do Firefox e do Google Chrome, mas, por mais incrível que pareça, também há novidades realmente novas e originais.

Guias:

Por falar nas guias, são o tipo de coisa que a Microsoft não soube copiar decentemente. Enquanto em todos os outros navegadores uma nova guia é aberta imediatamente após o comando, no IE, as novas guias ficam "conectando" por alguns segundos, o que me irrita profundamente.

E uma idéia tirada diretamente do Chrome, o navegador da Google: agora, ao abrir uma nova guia, em vez de aparecer aquela tela explicando sobre a navegação em abas (coisa desconhecida pelos usuários do IE até então), é mostrada uma tela com as guias que foram fechadas recentemente, lhe dando a opção de reabri-las. Igualzinho ao Chrome. Além disso, você também pode iniciar a nevagação privada ou utilizar um texto previamente copiado para a área de transferência para usar num blog, pesquisar no goolge ou ver um mapa.

Mas nem só de cópia vive a Microsoft. Eles tiveram uma idéia , a princípio, interessante para pessoas que, como eu, abrem dezenas de guias ao mesmo tempo e fazem a maior bagunça.

Agora, quando você abre algum site, e, a partir desse site, abre vários links em outras guias, elas ficam com a mesma cor. Assim se você está lendo vários tópicos em um forum, eles ficam, digamos, em azul, está com a página inicial do orkut , uma guia de comunidades e outra de scraps, elas ficam em verde, por exemplo. Veja um exemplo na imagem abaixo:




Favoritos e Histórico

Agora foi adicionada uma barra de favoritos, iguais as que já tem no Safari, Firefox e Chrome. Uma das coisas ruins do IE é isso, seus usuários só vão experimentar alguns recursos depois de um tempão em relação a quem usa outros navegadores.

A barra de favoritos fica abaixo da de endereço e nela você pode adicionar os sites que visita com mais frequencia. Basta clicar em um site da barra e pronto, não há mais necessidade de abrir a lista de favoritos e procurar nela. O botão "adicionar a favoritos" do IE7 virou "adicionar à barra dos favoritos" no IE8. Se você não quiser adicionar um site à barra, tem que clicar na estrela, que abrirá a lista dos favoritos e, somente lá, escolher para adicionar o site à lista.

As opções para organizar os favoritos são bem simples, só com o básico. Criar nova pasta, renomear e excluir um favorito. Não tem nem uma opção de pesquisa nem de organização por mais visitados, mais recentes, etc. Senti falta desses recursos.

Pelo menos o histórico é pesquisável. Você pode escolher se quer organizar por data, mais visitados, últimos visitados, além de poder digitar o nome de um site e mandar pesquisar no histórico.

O mais bizarro é que a busca vasculha o PC também, e mostra arquivos que contenham a palavra chave que você digitou.

Para testar, digitei "Lost" e o IE achou, além de uma página da Wikipédia que eu visitei e do site oficial da ABC, arquivos do seriado no meu PC o.O
Qual a utilidade de um arquivo de vídeo aparecer no meu histórico da internet eu não tenho idéia, e olha que o arquivo nem foi baixado pelo IE. Mas fica ai a dica para quando quiserem fuçar no seu PC, entrem no IE e saiam procurando tudo, hehe.






















Mecanismo de busca

Uma coisa interessante que eu observo em todos os meus amigos que usam IE é que ninguém tem o costume de usar a barra de pesquisa. Além dos que nem sabem para que ela serve ou nunca repararam em sua existência. Sempre vejo as pessoas irem até a barra de endereço, digitarem "www.google.com" , esperar abrir o google, para só então pesquisarem algo.

Bom, para quem não sabe, a barra de pesquisa fica ao lado da de endereços e basta digitar algo lá para se pesquisar no seu site de busca de preferência (live search, google ou yahoo, por exemplo). A novidade é que a barra do IE 8 agora vem com sugestões de busca. Iguais as que já tinham no Firefox 2 láaaaa de 2006. Não estou falando que os usuários de IE demorar para usufruir de certos recursos por implicância, esse por exemplo, chegou com 3 anos de atraso.

Fiz um teste aqui buscando "o jardineiro" no google e o IE me deu 2 sugestões. Já no FF apareceram 10. Procurando usando o Live Search, que é o mecanismo de busca padrão do IE e que 90% dos preguiçosos não deve alterar, obtive a fabulosa quantidade de nenhum resultado. Isso mesmo, zero.










Localizar na Página

Agora, finalmente, a busca acontece em tempo real, como em todos os navegadores atuais. Ao apertar a combinação de teclas Ctrl+F, abre se uma pequena barra sob a guia atual para a pesquisa, e, enquanto você digita as letras, o browser vai destacando automaticamente palavras no site que correspondem à sua busca.
A caixa de busca é praticamente idêntica a do FF, inclusive as opções (a única diferença é a opção "coincidir palavra inteira" que não existe no Firefox).
A busca do IE também contabiliza o número de entradas correspondentes a sua busca, semelhante ao Safari e ao Chrome.















Aceleradores

Novidade da versão 8 e o melhor: não é copiado de ninguém! Sim, meus caros, uma idéia boa e original (pelo menos eu acho).
Trata-se do seguinte: sabe quando você vê algum texto e quer copiar para mandar por email para algum amigo? ou quando vê algum termo maluco e dá um copiar , abre o google, e cola para pesquisar? Pois bem, agora o IE facilita essas pequenas ações.

Ao selecionar um texto qualquer em um site, um pequeno ícone azul aparece, clicando sobre ele, você é apresentado aos aceleradores, que lhe permitem: enviar o texto por email (hotmail ou gmail disponíveis), procurar no mapa (caso seja um endereço), pesquisar no Google ou outro mecanismo de busca, ou enviar o texto direto para seu blog. Boa sacada, aprovei.

Navegação InPrivate

Semelhante ao modo privado do Safari e Chrome, esta opção evita que o IE registre no histórico os sites que você visitou. Você navega sem deixar rastros no browser. Na prática isso serve para quem compartilha o PC com a família e não quer que descubram que você anda vendo aqueles sites pornográficos =P hehe. Para ativar o modo "na moita", basta ir ao menu Segurança e escolher "Navegação InPrivate".





Barra de endereços

A barra de endereços também sofreu uma ligeira modificação. Já que todos os demais navegadores implementaram suas barras de endereços antes, por que o IE ficaria de fora da brincadeira, não é mesmo?
A primeira novidade é copiada diretamente do Google Chrome: o endereço principal do site fica destacado em negrito. Bom para localizar rapidamente o domínio de um site com endereço muito grande.



Além disso, a barra em si ficou mais organizada, e ganhou um atalho para auto-completar ao digitar um endereço (shift-enter). Infelizmente, ainda não é possível digitar o título do site na barra, como no Firefox, Opera e Chrome.

Modo compatível e os padrões
Assim como existem padrões no sistema de medida, pesos e etc, também existem padrões na internet, que foram criados com o intuito muito nobre de fazer com que os sites aparecessem da mesma maneira independente do navegador que você estiver usando. Pois bem, após matar o Netscape (um dos primeiros navegadores que só quem uns 30 anos deve ter pegado), a Microsoft reinou sozinha no mundo dos browsers. Se ela era a única, pensou "que danem-se os padrões" e então criou padrões próprios.

Até ai tudo bem, afinal de contas só existia o Ie mesmo. O problema surgiu quando os outros navegadores foram surgindo e ganhando espaço. Esses navegadores seguem os padrões e o Ie não, então o que acontecia? Como todo site era feito baseado no Ie, alguns navegores não conseguiam exibir alguns sites corretamente.

Como esses navegores foram ganhando usuários e se consolidando, passou a acontecer o seguinte: Os webdesigners e programadores começaram a fazer os sites baseados nos padrões e, com isso, eles não seriam exibidos corretamente no Ie. Só que que o Ie representa 70% dos navegadores do mundo, e ai? Uma empresa não ia gostar nada de que seu site não fosse exibido corretamente no browser que todo mundo usa. Com isso, começou-se a implementar umas cambiarras no meio do código dos sites que só eram interpretadas pelo Ie, fazendo com que o site ficasse "certinho" em todos os navegadores.

Por que eu dei essa volta toda? Porque antes o Ie mandava, agora não está mais sozinho, a concorrência apertou e a pressão para que a Microsoft deixasse de ser chata e nariz empinado e adotasse os padrões cresceu. Resultado: agora o Ie 8 trás suporte muito maior aos padrões.

Isso quer dizer que... agora o Ie está interpretanto os sites igual aos demais navegadores, ótimo! Os programadores não mais precisarão fazer gambiarras exclusivamente para ele. Só que... e todos os bilhões de sites que já existem e tem gambiarras já feitas? Sim, eles serão exibidos de maneira errada no Ie 8.

Para corrigir essa lambança, a Microsoft adicionou um botão chamado "modo de compatibilidade" no Ie 8. O que ele faz é dizer ao Ie para não levar essa história de padrões muito a sério e interpretar os sites como fazia antigamente, ou seja, levando em conta as gambiarras. Nem precisei ir muito longe para ver isso, o próprio Blogger aparece com alguns erros no Ie 8 sem o modo de combatibilidade.


Agora quando você estiver navegado feliz e sorridente com seu Ie e aparecer um site com imagens quebradas ou mal formatado, você terá que clicar no botãozinho de compatibilidade para arrumá-lo. É uma lambança? É, mas muito melhor a Microsoft fazer isso agora e se adaptar aos padrões como todo mundo, a ficar resistindo sempre e continuar perdendo mercado para outros browsers.

RSS

Nesta área o Ie merece os parabéns. O gerenciador de Feeds é muito bem organizado, tem uma barra de busca em tempo real, separa as matérias por categorias e tem várias opções de classificação.


Quem ama bloqueia

De 100% para 70% do mercado foi certamente uma perda para a Microsoft. Está claro que alguns usuários acharam o produto da concorrência mais vantajoso. O que você faria para reconquistar os usuários perdidos?

Em parte, a MS copia tudo o que há de interessante nos outros navegadores. Mas além disso, ela bloqueia, porque quem ama, bloqueia, hehe. Você sabia que não pode desinstalar o Internet Explorer do Windows? Mesmo que você prefira usar outro, o IE tem que estar instaladinho. E mais: sabia que o MSN messenger (Ou, agora, Windows Live Messenger) não funciona se, eventualmente, você tiver dado "seus pulos" para desinstalar o IE?

Pois é, quem ama bloqueeeeeiaaaa

Um comentário:

Michael Ginobili disse...

achei seu blog muito interessante!
sempre que eu puder vou passar pra ver mais dicas q vc coloca.
abs