sexta-feira, 30 de março de 2007

Curso de fluência em Black Lodge Speak

Quem já assistiu Twin Peaks conhece o famoso personagem "anão de vermelho" ou "man from another place" como é referido às vezes.

Famoso pelas suas excentricidades, como sua dancinha ao fim do terceiro episódio da série. Porém o que mais chama a atenção é a maneira de falar, peculiar dos habitantes da Black Lodge.

Num daqueles momentos em que o ócio vem te visitar e te convida a fazer programas divertidos, eu terminei por achar algum site que explicava como era feito essa fala da Black Lodge. E então, claro, fui testar pra ver se dava certo, e pra minha surpresa, é absolutamente fácil de fazer.

Vamos ao curso falando na Black Lodge:

Primeiro, para quem nunca ouviu falar de Twin Peaks, muito menos do anão, um vídeo para terem idéia sobre o que eu estou falando:



Agora links para arquivos de som em mp3 dos testes que eu fiz para tentar reproduzir o jeito de falar do anão:

1- Falar assim é fácil:
http://www.badongo.net/file/2616155
2-Este blog é muito bom:
http://www.badongo.com/file/2616174
3- This Blog walks with me*:
http://www.badongo.com/file/2616184

E como fazer essa coisa de desocupado, afinal?
Em português, fica fácil fácil, em inglês, como no caso da última frase, é um pouco mais complicado.

Vamos lá:

1- Escreva a frase que deseja falar em algum lugar fácil de ler
2- Abra o gravador de som do Windows (Programas> Acessórios>Entretenimento
3- Leia sua frase de trás pra frente**
Exemplo: Falar assim é fácil > Licáf missa ralaf - fale desta maneira no microfone
4- Agora vá em "Efeitos > Reverter"
5- Veja como ficou e divirta-se

* Para frases em inglês:
Para fazer isso com palavras em inglês, vc precisa escrever foneticamente para facilitar sua vida.
No exemplo de áudio q eu deixei no blog : This blog walks with me eu usei o seguinte texto:

Dis bulóg uóks uíf mi.
Lendo no gravador de som ficou: Im fíu skóu golúb sid.

**Algumas palavras em português não funcionam direito simplesmente lendo-as ao contrário. Palavras com til ou terminação em "am" ou palavras com "gu" como guitarra são complicadas de se falar ao contrário.


PS: É claro que na série, usa-se um editor de som mais decente que o meia-boca do gravador do windows, mas com o gravador do Windows já dá pra ver como a coisa funciona hehe , apesar de não ficar tão bom quanto na série.

Nenhum comentário: