sábado, 19 de setembro de 2009

Porque o ICQ era bom e porque o MSN continua uma merda

1- Eu procuro você: ICQ era uma brincadeira com a frase "I seek you" (eu procuro você). Uma característica genial e que até hoje não existe no Msn era a possibilidade de vc procurar usuários por nome, idade, sexo, cidade etc. Conheci várias pessoas legais da minha cidade (e de outras tb) procurando por gente com gostos em comum. Isso era lá em 1996. Para quem não era nascido ou teve a memória abdusida, não existia sequer a noção de redes sociais, Orkut e suas comunidades nem pensar. A busca por contatos do Icq era o mais eficiente pra achar pessoas que curtiam as mesmas coisas que você.

2 - Feliz aniversário - No ICQ você podia preencher um perfil com seus gostos, cidade, contatos e dados básicos como nome e aniversário, antecipando os profiles das redes sociais. Dois dias antes do aniversários dos seus contatos, assim que vc logava no ICQ, o ícone virava um bolo de aniversário para te lembrar que seu amigo ficaria mais velho em breve, e ainda sugeria sites de cartões virtuais pra vc mandar uma msg, caso quisesse. Isso em 1996, antes de o Orkut implementar isso. No Msn? nem pensar

3 - Modo tempo real: algumas versões do Icq tinha o modo "chat em tempo real". Tudo que vc e seu contato escrevessem aparecia na hora na tela um do outro. Era divertidíssimo ver as pessoas escrevendo merda e apagando, ou se arrependendo de algo e voltando atrás.

4 - Msg Offline - Era recurso padrão desde os primórdios poder mandar mensagens para contatos offline. Qdo a pessoa entrasse, ela receberia a mensagem automaticamente. Issso só foi aparecer no Msn recentemente. E mesmo assim é todo bugado. As msg ficam voltando toda hora. O modo offline do Msn é tão bugado que agora é mania todo mundo ficar em "ocupado", já o que o off não presta.

5 - Lista invisível - O Icq tinha o modo invisível, coisa que Msn não tem até hoje. O modo invisível era muito melhor que o modo offline do Msn. No modo invisível, você criava uma lista de pessoas que poderiam te ver. Assim, vc logava e o ícone virava a flor com um olho. Você ficaria como online para todas as pessoas da lista que selecionou e apareceria offline para as demais. Simples assim.

6 - Atualize se precisar - Se você estivesse satisfeito com sua versão do Icq e não visse motivo pra trocar, poderia ficar com ela por um bom tempo. Diferente do Msn que te obriga a atualizar constantemente para versões cada vez maiores e mais pesadas.

7 - Transferências de arquivo podiam ser continuadas - Você está mandando um arquivo grande para um amigo e o meliante cai quando já estava em 90%. No Msn, você teria que começar tudo de novo. No Icq não. No Icq a transferência voltaria de onde parou.

8 - Os sons tinham muito mais carisma - Desde uma bozinha estridente ao logar ao "Ah-Au" quando recebida uma mensagem, os sons do Icq eram muito mais carismáticos que os sem graça do Msn. O "toc-toc" quando algum contato entrava era muito mais divertido que um "tãn" genérico do Msn. O "happy birthday to you" tocado numa guitarra para os lembretes de aniversário e a voz do "Incoming file transport" não têm equivalentes no Msn.

Por que deu merda?

- ficou tão popular que começou a ficar investado de spam, nego te mandando msg de "aumente seu pênis" de 5 em 5 segundos

- foi comprado por uma empresa que encheu ele de firulas e o deixou pesadão

- sistema de UIN tornou-se pouco prático

- não tinha câmera

Mitos:

As pessoas reclamavam que as msg do Icq demoravam a ser enviadas, enquanto as do Msn eram enviadas na hora. Na verdade o que acontece é que no Icq a mensagem na sua tela só aparecia como enviada depois de realmente ser entregue ao seu contato. No Msn, assim que você dá enter, a msg aparece como enviada. Mas isso não quer dizer que seu contato tenha recebido. A mensagem ainda fica trafegando pelo servidor por um tempo até ser entregue. Prova disso é quando as msgs voltam após um tempo. Se ela tivesse sido entregue na hora, não voltaria.
Lembro que em uma determinada atualização, o Icq passou a também colocar a ilusão de a msg sendo enviada instantaneamente para as pessoas pararem de reclamar.

- Porque o Msn sepultou o Icq

- Icq foi comprado e começou a ficar muito pesado, enquanto o Msn era leve na época (sim, era leve, coisa que nem de longe é mais. Hoje o Msn é uma baleia orca cheia de firulas).

- O Windows messenger vinha no Windows XP, para atualizar para o Msn era um passo.

- Microsoft investiu uma grana preta em marketing. Tinha campanha na MTV e o cacete.

- Tinha câmera. E onde há câmera há putaria. Putaria move o mundo.

Porque o Msn continua uma merda:

- Modo offline todo falhado

-Msn em geral todo falhado. Tem dias que fica todo mundo caindo. E sempre tem um contato aleatório que fica caindo e voltando o dia inteiro. De cinco em cinco segundos fica pulando a janelinha do infeliz ali.

- Msn te obriga a atualizar por versões cada vez mais trambolhudas e pesadonas.

- Msn vem abarrotado de abas de anúncios, joguinhos e o cacete que ninguém usa. As pessoas querem apenas conversar e não ficar olhando publicidade da Tam, Avon e sei lá mais quem.

- O peso do Msn atual dá uns 30 ou mais Google talk. Fazer um instant messenger é tão simples, que o Google e Facebook conseguem enfiá-los, online, dentro do Gmail, Orkut e Facebook. Enquanto o Msn precisa de milhares de Megabytes para rodar o dele.

- Emoticons personalizados são até carismáticos (alguns), mas aqueles winks (ou o que seja), que pulam na sua cara são realmente a inutilidade se fazendo presente.

- não continua os downloads de arquivo até hoje

- não tem modo invisível até hoje (invisível não é offline)

- não deixa você procurar contatos

- é 90% frescuras (emoticons piscantes, winks pulantes, cores brilhantes, fundos mirabolantes) e 10% um bom messenger.

- é da Microsoft e todo mundo sabe que eu adoro xingar a Microsoft.

2 comentários:

Blower's Daughter disse...

Caraca, me deu uma puta nostalgia do icq agora, hahaha, que saudades!!!
Banam msn!!! hahaha!

Mocomedia disse...

Excelente. Deus saudade mesmo do ICQ!