quarta-feira, 25 de abril de 2007

Anacletos Multiverbais

Anacleto #2753 – A sabedoria soube saber que saberia ser sábia se soubesse saber sabiamente.

O planalto central de Ubaguapé setentrional era mais conhecido como o lugar onde habitava o grande sábio. Suas mensagens eram curtas, diretas e de fácil compreensão. Através delas, o povo de Ubaguapé adquiriu conhecimento e reflexão e começou a ser reconhecido pelas outras comunidades como detentores de grande conhecimento.

Muitas pessoas procuravam pelo sábio de Ubaguapé. Para chegar até ele, tinha que se fazer uma longa viagem, que cruzava toda a planície de Taçuapurã , cortava o Rio-Lilás , o Rio-Magenta e o Rio-Fúcsia. Após isso, era necessário passar longas horas escalando uma cadeia de colinas escarpadas.

Finalmente, um jovem soldado da aldeia, conseguiu chegar até a cabana do sábio. O recém-combatente ansiava por saber como poderia avançar rapidamente de patente a fim de ajudar a proteger sua aldeia.

“Tenha serenidade, um passo de cada vez meu jovem” — Proferiu o sábio e, em seguida, declarou mais uma de suas famosas mensagens:

“Toda grande marcha começa com o primeiro pequeno passo.” — Agora vá e transmita essas palavras a todos.

O jovem agradeceu a gota de sabedoria ao mestre e voltou para contar a mais nova orientação aos demais. Mais um tauepê.

Tauepês significavam pequenas frases sábias naquele local. Os tauepês do sábio começaram a servir de base para a maneira de pensar e agir do povo. Constituindo uma verdadeira base filosófica e ética.

Os tauepês do sábio começaram a ser compilados por alguns estudantes, e alguns logo se tornaram mais populares.

“O silêncio quando bem aplicado, é capaz de causar mais barulho que escandalosos gritos”

“Só aqueles que não temem o fracasso, alcançarão o sucesso.”

“O temor da morte vem do desconhecimento da essência da própria vida”.

“Aos pobres de espírito, de nada valerá serem ricos”.

Certa vez, um dos compiladores resolveu ir ao sábio, a fim de perguntar-lhe, de onde vinha o conhecimento de tantos tauepês.

O sábio ficou muito feliz por finalmente alguém perguntar isso, já que durante anos, só se interessavam em receber os tauepês prontos.

— Pense em uma virtude, meu caro. — disse o sábio

— uhmm, sabedoria.— respondeu o compilador.

— Certo, agora pense em seu oposto.

— A ignorância.

— Exato, agora una os opostos de maneira que pareça sábio.

— Como por exemplo?

— Por exemplo: “O caminho para a sabedoria está no reconhecimento da própria ignorância”.

A partir daí a sabedoria produzida pela aldeia foi tanta que ninguém mais sabia saber se estava realmente sabendo ou se estava apenas sabendo saber ou ainda pior, se o que estavam sabendo saber era sabedoria realmente sábia ou se seria mais sábio se soubessem saber somente sabedoria que fosse sábio ser sabida.

Nenhum comentário: