segunda-feira, 23 de abril de 2007

Dove e a real beleza

Os tempos mudaram, as coisas mudaram, as mulheres mudaram. Mas nem todas as propagandas perceberam essa mudança e continuam tentando se comunicar da mesma maneira de sempre.

Ninguém dá mais atenção para produtos milagrosos que prometem tanto quanto político em época de eleição. Assim como as promessas de políticos, essas promessas milagrosas de certos produtos são totalmente desacreditadas.

Há algum tempo atrás a Fiat começou a chamar atenção para essas mudanças, na campanha "Tá na hora de rever seus conceitos" bordão que virou moda na época.

Em se tratando de produtos de beleza para mulheres, a Dove e sua camapanha pela real beleza vai totalmente contra a corrente das propagandas de cosméticos em geral.

Ninguém acredita mais que usando um creme ou o qualquer produto irá se transformar instantâneamente numa sexy symbol global. Mas nenhuma empresa tem coragem de enxergar isso e continuam com a mesma comunicação de sempre. Use meu creme e fique linda. Balela.

Dove ousou e foi feliz. As mulheres se identificaram e a campanha é um sucesso, já dura há quase um ano e possivelmente se transformará em lema permanente da marca.
Em sua campanha Dove busca resgatar a auto-estima das mulheres, repensando o conceito de beleza.

Este vídeo da campanha canadense fez enorme sucesso. Ele mostra uma mulher chegando num estúdio e passando por uma transformação drástica de maquiagem e cabelo, tendo sua fotografia ao final manipulada corrigindo imperfeições e melhorando algumas coisinhas. Ao final a frase impactante "Não é de se admirar que nosso conceito de beleza seja tão distorcido".



Não vi nenhuma amiga minha que não tenha visto esse vídeo e não tenha gostado, mostrado pra outras meninas , baixado etc.

A campanha da Dove está de parabéns ao romper totalmente com o discurso tradicional dos cosméticos e ganhou apoio total do público ao mostrar peças que fazem com que as mulheres se sintam bem em vez de se sentirem horríveis como todas as outras fazem.

Se você se impressionou com o vídeo, aqui vai mais um, em que um especialista faz uma transformação usando o photoshop de deixar qualquer um de queixo caído. O mais legal é ver o passo-a-passo de como ele manipula a foto e depois ver o antes e depois ao fim do vídeo.


E depois de assistir a todos esses vídeos, eu também resolvi tirar a poeira do meu photoshop, abri o programa, busquei uma foto qualquer no Google e comecei a fazer umas modificações.
Como não sou tão mestre como o cara do vídeo acima, peguei uma foto em baixa resolução mesmo e só dei umas ajeitadinhas mínimas como remover manchas da pele, afinar o rosto , desfocar pra disfarçar as deformações e etc.
Mesmo só mexendo nisso, sem fazer "cirurgias" como o nosso amigo do vídeo fez, o resultado foi impressionante.





Quando forem olhar fotos de modelos em revistas de moda agora, pensem neste tópico antes de achar as modelos lindas.

Um comentário:

Mari disse...

esses efeitos melhoram mas não fazem milagre, neh? a tia baranga continuou baranga, soh q menos baranga q antes...
e aquela do dove jah era bonita, soh q normal, aí dps virou fake.

por isso q minha irmã se indigna qdo coloco no orkut fotos sem photoshop hahaha se bem q a principal sempre tem um pouco.

bjs